CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇOU HOJE EM TODO O PAIS
A
campanha nacional de vacinação contra a gripe, que começa nesta segunda-feira
(15) e vai até o dia 26 de abril, oferecerá imunização gratuita em 65 mil
postos de saúde de todo o país, segundo o Ministério da Saúde.
Em sua 15ª edição, a campanha tem como público-alvo gestantes,
indígenas, presidiários, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais e
crianças de seis meses a dois anos. Doentes crônicos e mulheres no período de
até 45 dias após o parto também devem receber a vacina.
Neste ano, vão ser distribuídas 43 milhões de doses da vacina,
que protegem contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1) –
conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. Estes são os subtipos
que mais circularam no inverno passado, segundo o ministério.
"A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de
ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem
os sintomas de gripe devem procurar o posto de saúde, porque tem
tratamento", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em nota
oficial.



